Inspirando pessoas...


Nos passados dias 27 de Maio e 16 de Junho a LIFE Training esteve a dinamizar o grupo de trabalho dos destinatários de Intervenção Social no âmbito do projecto Ave Mais Solidário. Os dois Fóruns realizados no Centro de Estudos Camilianos de Famalicão e no Centro Cultural de Vieira do Minho sob o tema “Governança e Participação dos diferentes actores” deram voz a dirigentes, técnicos e beneficiários do RSI - rendimento social de inserção.

Aqui está o testemunho da Núria Mendoza, para partilhar convosco:
"Dinamizar estes dois grupos de beneficiários de RSI mostrou-nos uma realidade que, apesar de sabermos que existe, nem sempre estamos conscientes dela. Aqui há pessoas com sérias limitações a nível físico e de saúde, pessoas que passam fome e não tem dinheiro, pessoas que escolhem tentar por fim à vida pois se encontram sós, sem amor e estigmatizadas, pessoas com um baixo nível educacional - que encontram no álcool, nas drogas, na violência e no crime a melhor forma de terem certeza de algo e alguma significância e conexão.

De uma forma muito genérica, são pessoas que se encontram tristes, revoltadas e que, no entanto, ainda acreditam de alguma forma no seu valor.
Ao longo dos dois dias ouvimos histórias de vida inimagináveis, vimos lágrimas, sentimos a sua solidão e uma enorme nostalgia nestes grupos.

No final de cada dia vimos sorrisos, brilho nos olhos, vontade de agir e fazer algo de diferente pela vida. Percebemos que mesmo estas pessoas podem ser inspiradas. Que devemos acreditar nelas. E nós acreditamos que esta iniciativa marcou a vida destas pessoas.

Sejam gratos pelas vidas, lindas, que têm."

Leia também