Confiança nas empresas

O contacto com as pessoas no contexto de formação é extraordinário, pois encontro quase sempre um tipo de público heterogéneo. É extraordinário também perceber, que, durante as sessões de formação, deparo-me invariavelmente com dois tipos de público: as pessoas que sabem o que fazer e o que dizer e não o fazem, e as pessoas que, independentemente do receio, entram em acção. As segundas aumentam a probabilidade de atingirem os resultados estipulados pela empresa.

O que difere no primeiro grupo de pessoas para o segundo, é a capacidade das pessoas se focarem naquilo que não são capazes ao invés de se focarem no sucesso que querem obter.
Imagine agora que dentro da sua organização tem uma equipa que, independentemente da situação, actua consistentemente de forma confiante, capaz de encarar um ”não” vezes sem conta quando tem de vender um produto, capaz de fazer uma apresentação e enfrentar uma audiência, capaz de contagiar os colegas e focá-los nos seus objectivos. Consegue imaginar?

Muitas pessoas que trabalham nas organizações, pensam que não conseguem, muitas vezes antes de tentarem, focando-se e repetindo continuamente “não consigo, não sou capaz”. Ao invés, as pessoas de sucesso dentro das organizações, aceitam diariamente situações que involvem risco e incerteza, tornando-se desta feita o seu hábito.

Acredito eu que nos tornamos naquilo que praticamos, ou seja, se é possível treinarmos durante anos como não sermos confiantes, é possível também acedermos a estados poderosos de confiança interna e treiná-los a ponto de influenciarmos os nossos resultados e os resultados das organizações.

Crie o hábito diário de fazer uma pequena coisa que contenha risco e seja incerta. Quando der por si, verá que a sua equipa e a sua organização estarão rodeados de pessoas confiantes e a atingirem resultados de sucesso!

Obrigado

Mário Caetano
http://www.mariocaetano.net/

Leia também