Liderança pelo exemplo

Há muito tempo atrás, um grande amigo disse-me que "o melhor marcador da equipa pode não ser o melhor treinador".

Existe por vezes uma concepção errada de que para liderarmos uma equipa pelo exemplo temos de ser aquele com melhores conhecimentos e ferramentas da equipa.

Ora o conceito de "Liderança pelo exemplo" já existe há muito tempo e de diversas formas sendo que uma das primeiras vezes que foi "oficialmente" apresentado ao mundo foi através do livro Leaders: The Strategies for Taking Charge (Bennis e Nanus, 1985). O que se postulava aqui é que o líder é o principal responsável pela definição, implementação da ética e modo de trabalho. Que a principal e mais eficaz forma de o fazer era através das suas próprias acções, comportamentos.

O líder mais eficaz será portanto aquele que for mais congruente com o que diz, ou seja, aquele que de facto puser em prática o que fala.
Para liderar pelo exemplo, não necessitamos de ter mais conhecimentos ou técnicas, visto que o que se espera de nós é que se dissermos que a motivação é importante, estejamos motivados; se postularmos que é fundamental chegarmos a horas, temos de ser os primeiros a fazê-lo; se queremos que a equipa reconheça quando errou, seremos os primeiros a fazê-lo; se dissermos que queremos ver criatividade e foco nas soluções, não podemos depois queixarmo-nos e falar só da crise.

À luz deste conhecimento, estabeleça para si quais os comportamentos que quer mesmo implementar na empresa e que se sente confiante de que pode dar o exemplo. Apresente-os aos colaboradores de uma forma clara e explícita, para que saibam com o que contar e defina formas de controlo, de gratificação pelo bom trabalho/comportamento/acção e de penalização pelo incumprimento. Vai ver como rapidamente se podem instalar novos hábitos numa equipa.

Ricardo Peixe, Coach & Trainer na Life Training, Precursor do VencerGT.com
http://www.ajudaincondicional.blogspot.com/

Leia também