Discurso interno (+ externo) e sucesso

Hoje foi um dia em grande para o desporto português. Atingiram-se patamares excepcionais, nomeadamente pela Telma Monteiro, que obteve medalha de ouro no campeonato World Masters, (em Baku – Azerbeijão), ao eliminar a campeã mundial de judo Kaori Matsumoto, e Hélder Rodrigues que conseguiu o 3º lugar no Dakar (categoria de motos). A melhor posição de sempre obtida por um português nesta prova do Dakar.

O que têm em comum Telma Monteiro e Hélder Rodrigues, que mais provelmente faz deles vencedores?

«Subir ao pódio era o meu grande objectivo» partilhou hoje Helder, sem papas na língua. Numa entrevista feita antes de alcançar esta posição, foi questionado relativamente à evolução dos seus maiores adversários. Na sua resposta mostra-se concentrado na própria performance... “Sinto que estou cada vez mais próximo deles em termos de andamento puro e a prova disso é que já os consegui bater na pista numa das etapas mais exigentes”.

Já em Maio de 2010, Telma deixou bem patente a sua flexibilidade no tapete, bem como foco no seu objectivo. Relatou que no momento em que combate, pensa essencialmente no que tem “de fazer para contrariar a adversária, e qual a melhor estratégia para ganhar “. Abstrai-se, portanto, de tudo o resto que eventualmente poderá prejudicar o seu estado. “Não penso em mais nada, nem nas implicações da vitória, nem na projecção mediática que às vezes resulta de chegar a um certo nível desportivo. Apenas no combate e no que posso fazer para chegar ao próximo.”

Quando questionada acerca de qual o seu lema no que diz respeito ao desporto e à vida académica, Telma responde: “Acreditar. Porque quem acredita e trabalha em função dessa crença acaba sempre por merecer as suas conquistas. Uma forte componente psicológica é fundamental para se ter sucesso. E para isso é preciso acreditar.

No mês dos altos projectos da LIFE Training e depois da inspiração fornecida por campeões, aproveite esta altura para discernir acerca do tipo de discurso interno que tem tido.

O que diz a si próprio, relativamente aos seus objectivos?
Essas palavras fariam parte de um discurso de vencedor? Em que se está a concentrar? Pense se vai de encontro aos exemplos apresentados...

Votos de boas estratégias e óptimas reflexões rumo à consecução dos seus altos projectos!


Beatriz Costa, Inspirational Communication Manager @LIFE Training

Leia também