Energia solidária e motivação para os portugueses


Na passada Sexta-feira aconteceu o LIFE Energy no auditório do ISCTE! Nesta edição, os oradores foram Ricardo Peixe, Manuel Forjaz, Mário Caetano, José Almeida e Pedro Vieira. Através do tributo dos participantes, atingiu-se o valor equivalente a 1200 lanches para apoio a famílias carenciadas, num dos programas da AMI em Portugal - Assistência médica internacional.

Para nos mostrar o conceito de felicidade, Ricardo Peixe contou como D. Eládio, um príncipe que buscava a fórmula de felicidade…. e “encontrou”. Numa história onde estiveram presentes arqueiros, magos, reis, anéis mágicos, truques de magia com fogo…

Manuel Forjaz, no seu discurso sempre provocador, exalta para a necessidade de nos desligarmos da “síndrome do Calimero” e acordar o nosso poder pessoal. “Nós somos o que fazemos”, vaticina. Falou da sua experiência e do seu conhecimento da “natureza humana”. Provoca para a acção e para o pensamento diferente, baseado na descoberta do que cada um tem de único, ao invés da contínua e malfadada crítica a elementos externos, com auto indulgência.

Mário Caetano pronunciou-se acerca da temática da Autoconfiança. “Esta aprende-se ou cria-se?” Mostrou a sua estratégia, de nome DARR para aumentar os níveis de confiança e acção. Denotou o extraordinário poder da ressignificação dos acontecimentos, de como é essencial definir o que se quer, analisando os resultados e acima de tudo, agir. Inspira à acção que mesmo se não totalmente pensada mas sentida emocionalmente, deverá ser mantida.

José de Almeida começa em grande, elevando o estado da plateia à super diversão de forma simples. José falou-nos do ponto de viragem que se deu na sua vida, que motivou a constituição de um projecto inspirador de formação para desempregados completamente gratuito.

Pedro Vieira partilhou uma estratégia simples para a utilização eficiente da energia pessoal. Explicou os 4 quadrantes relativos ao índice de foco dedicado às situações e ao controlo possível que cada uma pode ser alvo, e as implicações de cada quadrante na busca de resolução de problemas.

A maior parte dos participantes saiu do evento com um sorriso nos lábios. Entre diversos testemunhos, foram realçadas “novas visões, excelentes ideias e partilhas dos oradores”. “Cada um dos oradores passou a mensagem inspiradora pretendida. Recomenda-se!”

De seguida, com a vossa ajuda, vamos juntar 3000 pessoas no Coliseu do Porto, uma contribuição que se vai revelar excepcional para a AMI. A vice presidente da AMI, Leonor Nobre, esteve presente no ISCTE e mostrou-se expectante e entusiasmada quanto à iniciativa no Coliseu.


Realçou a energia positiva transmitida pelos palestrantes. Reteve, entre outras, a mensagem de confiança, denotando a necessidade de a difundir pelos portugueses neste momento. “Estes eventos transmitem grande vontade de acção aos participantes. Obrigada em nome dos desfavorecidos, pois vocês fazem toda a diferença.”

Contamos convosco no Coliseu do Porto dia 16 de Abril... por uma melhor energia em Portugal ...repleta de solidariedade! :)


Beatriz Costa, Inspirational Communication Manager @LIFE Training

Leia também