Mensagens de beneficiários LIFE Energy

Deixamos-vos aqui mensagens de representantes das instituições beneficiárias de duas edições do LIFE Energy!

"De facto o contributo dos participante da Life Energy foi fulcral num ano em que a crise se instalou no nosso pais e começou por afectar as instituições como a ACREDITAR.
O valor angariado, permitiu-nos apoiar várias crianças e famílias com graves problemas sociais e económicas, nomeadamente através de apoios na compra de óculos, próteses e suplementos alimentares fundamentais para a continuidade do tratamento e inserção escolar.

São estas iniciativas que nos fazem, de facto dizer, que Vale a Pena Acreditar!
Gratos pelo espírito solidário."
Com os melhores cumprimentos,

Ana Ferreira
NÚCLEO REGIONAL NORTE
Morada: Praça das Violetas, nº25, 4250-497 Porto
Contactos: 22 5480405 (tel/fax)

Carta/testemunho de Mário Augusto, a propósito da 7ª edição do LIFE Energy, onde ele participou como palestrante (representando com a sua esposa Ana Paula a Associação o Sorriso da Rita)


"Meus caros, gostava de vos ter dito mais, mas uma câmara, um palco, uma plateia tão viva e atenta, às vezes pode esmagar-nos pela sensibilidade que demonstra.
Na sexta feira à noite, fiquei espantado pela atenção dedicada e as palavras simpáticas que me foram dirigindo no final do evento.

Fui para lá falar de vida, saí de lá com vidas partilhadas, é essa magia que a comunicação tem e que nos pode fazer diferentes. Queiramos, cada um de nós e podemos ser as estrelas de qualquer coisa, desde que se faça com paixão.

Eu falhei numa mensagem, e essa é uma das razões para esta mensagem que vos envio.
Com a reacção espontânea e breve discurso da Rita, (a minha filha e inspiradora do "Sorriso da Rita") confesso que fiquei sem palavras porque efectivamente, quando lhe perguntei se queria falar, pensei que ela iria dizer apenas um tímido "Obrigado". Ela surpreendeu-nos com aquelas palavras, de discurso coerente e sem hesitação. Estão a ver...fui para lá partilhar vida e saí a receber carinho, simpatia e orgulho por perceber que ela enfrenta plateias de mil pessoas com o mesmo sorriso como se lá estivessem apenas duas. Gostava de poder ter dito mais alguma coisa, precisamente sobre "O Sorriso da Rita" aproveito agora.

Gostava que percebessem, sem equívocos nem dúvidas que o cheque entregue, o vosso contributo, vai seguramente fazer feliz algumas crianças, vai ajudar famílias que não podem ter o que a Rita tem.
Gostava de vos ter dito também que apesar da minha filha ser a madrinha e inspiradora do "Sorriso da Rita", ela nunca será beneficiária directa de qualquer receita ou valor da associação, digo beneficiaria directa, porque efectivamente em acções da associação em que ela participe e sejam colectivas para todas as crianças, naturalmente que está integrada mas nada mais. A associação foi criada por várias mães que felizmente podem dar todo o apoio às suas crianças com paralisia. Quem vai a um centro de paralisia cerebral encontra verdadeiros dramas humanos.

Podem ter a certeza que os quatro mil euros vão ser bem aplicados e vão ajudar quem precisa mesmo. Bem hajam pela vossa participação. Se quiserem saber mais sobre a associação e a utilização dos apoios, peço-lhes que me enviem depois um mail.

Só para finalizar, não se esqueçam de serem felizes, divirtam-se, não desistam de sonhar e mesmo que acordem de repente para uma realidade tempestuosa, nesse caso façam como nos filmes, rebobinem e comecem o sonho de novo. Fazer do filme das nossas vidas uma comedia romântica depende de cada um, se possível deve ser uma longa metragem, daquelas de final feliz.
Obrigado pela vossa atenção."

Mário Augusto

Estratégias para objectivos

Qual é a tua estratégia para te agarres ao teu objectivo: comprometido ou envolvido?

É uma questão que me passa pela mente cada vez que estabeleço um objectivo.

Estarei comprometido com o objectivo estabelecido?
Se sim, sinto-me responsável pelo cumprimento das pequenas etapas, bem definidas no tempo para concretizá-lo, pela partilha com o meu "peer group" sem receios de o fazer, pela "garra" a que o proponho fazê-lo, pela forma como me motiva e inspira.

Ou, estarei ...envolvido?

Ou seja: esperando que apareça a melhor oportunidade para finalizar (ou mesmo começar) as tarefas inerentes, esperando e/ou culpando alguma coisa, alguém, de que não foi possível e que não depende de mim. Pensar que é absurdamente irrealista e outras tantas auto-sabotagens que possa juntar à lista...

Do meu ponto de vista e pela experiência que tenho, posso dizer-vos que cada vez que me envolvo, os acontecimentos vão passando (e por vezes desmotivo-me). Eu sei que só atinjo os meus objectivos quando me comprometo com eles; a melhor maneira de de o fazer é transformá-lo em SPIDER. Esta forma garante-me mais um passo à frente na sua concretização, muitas vezes até antes de o prazo final ou então com resultados mais surpreendentes!

Hoje, garanto o sucesso dos meus objectivos comprometendo-me a mantê-los SPIDER, vivos, criativos e de uma forma consistentemente flexível!

Neste preciso momento, estou a preparar uma Maratona num prazo curto de preparação, consistente, com uma ligação consciente-inconsciente a um nível muito profundo com a meta de a fazer em 3h15 (após uma lesão nos joelhos!). A minha experiência com o método SPIDER é que os objectivos a que me proponho tendem a ocorrer mais cedo ou mais rápido que o previsto ...Um destes dias conto-vos em pormenor o que fiz, atingi e quando!

Alexandre Caramez, Maratonista e Practitioner PNL LT/ITA

Discurso interno (+ externo) e sucesso

Hoje foi um dia em grande para o desporto português. Atingiram-se patamares excepcionais, nomeadamente pela Telma Monteiro, que obteve medalha de ouro no campeonato World Masters, (em Baku – Azerbeijão), ao eliminar a campeã mundial de judo Kaori Matsumoto, e Hélder Rodrigues que conseguiu o 3º lugar no Dakar (categoria de motos). A melhor posição de sempre obtida por um português nesta prova do Dakar.

O que têm em comum Telma Monteiro e Hélder Rodrigues, que mais provelmente faz deles vencedores?

«Subir ao pódio era o meu grande objectivo» partilhou hoje Helder, sem papas na língua. Numa entrevista feita antes de alcançar esta posição, foi questionado relativamente à evolução dos seus maiores adversários. Na sua resposta mostra-se concentrado na própria performance... “Sinto que estou cada vez mais próximo deles em termos de andamento puro e a prova disso é que já os consegui bater na pista numa das etapas mais exigentes”.

Já em Maio de 2010, Telma deixou bem patente a sua flexibilidade no tapete, bem como foco no seu objectivo. Relatou que no momento em que combate, pensa essencialmente no que tem “de fazer para contrariar a adversária, e qual a melhor estratégia para ganhar “. Abstrai-se, portanto, de tudo o resto que eventualmente poderá prejudicar o seu estado. “Não penso em mais nada, nem nas implicações da vitória, nem na projecção mediática que às vezes resulta de chegar a um certo nível desportivo. Apenas no combate e no que posso fazer para chegar ao próximo.”

Quando questionada acerca de qual o seu lema no que diz respeito ao desporto e à vida académica, Telma responde: “Acreditar. Porque quem acredita e trabalha em função dessa crença acaba sempre por merecer as suas conquistas. Uma forte componente psicológica é fundamental para se ter sucesso. E para isso é preciso acreditar.

No mês dos altos projectos da LIFE Training e depois da inspiração fornecida por campeões, aproveite esta altura para discernir acerca do tipo de discurso interno que tem tido.

O que diz a si próprio, relativamente aos seus objectivos?
Essas palavras fariam parte de um discurso de vencedor? Em que se está a concentrar? Pense se vai de encontro aos exemplos apresentados...

Votos de boas estratégias e óptimas reflexões rumo à consecução dos seus altos projectos!


Beatriz Costa, Inspirational Communication Manager @LIFE Training

Objectivos SPIDER 2.0

No final da passada semana, em 2 workshops que contaram com mais de 230 participantes, tive a oportunidade de partilhar algumas aprendizagens sobre definição de objectivos que tenho feito desde o lançamento do método SPIDER.

A definição de objectivos surpreende-me diariamente pela sua simultânea simplicidade e transcendência. Quando alguém define objectivos para as várias áreas da sua vida de uma forma metodologicamente poderosa consegue ligar-se, ao mesmo tempo:

1. Às forças mais poderosas do seu sistema: crenças e valores que gostaria de ver materializados, pessoas e eventos que gostaria de ter na sua vida, estados emocionais que gostaria de experienciar com frequência! E isto é mesmo transcendente...

2. À consciência de que são as escolhas feitas sobre a utilização dos seus recursos que vão ditar os seus resultados futuros, tal como foram as escolhas passadas que geraram os resultados actuais. E isto é mesmo simples...

Nos workshops apresentei uma listagem de 5 coisas que tenho observado serem fortes alavancas de todo o processo. Quando estão presentes, as pessoas e organizações que se entregam à definição de objectos SPIDER, geram mais e melhores resultados. Convido-os a observarem, analisarem e interiorizarem estes 5 princípios!

Princípio n.º1: Estar GRATO pelo que já se tem
Quando substituímos o "quando atingir os meus objectivos serei feliz" pelo "já sou feliz e agora vou alcançar estes objectivos importantes para mim", os resultados disparam. Parece que quando manifestamos gratidão por tudo aquilo que já temos, somos e fazemos, dizemos simultaneamente a nós próprios que os nossos objectivos são muito importantes e não nos fazem FALTA. Apenas os queremos, não necessitamos deles!

Princípio n.º2: Estar disposto a pagar o PREÇO
A caminho dos nossos objectivos, teremos provavelmente preços a pagar. Podem ser preços físicos (usar a nossa energia para fazer algo), emocionais (introduzir novos estímulos nos relacionamentos ou sair da nossa zona de conforto, p.ex.) ou até financeiros. Quando temos uma clara noção de que para chegar onde queremos haverá preços a pagar e o aceitamos antecipadamente, o processo tende a ser mais poderoso e efectivo, além de ser mais fácil lidar com... o preço!

Princípio n.º3: Estar disposto a abdicar de COISAS BOAS
No caminho existirão também coisas boas! A caminho da relação para nós perfeita, haverá desenvolvimentos positivos com os quais nos podemos contentar antes da chegada ao objectivo. Antes de conseguirmos o emprego perfeito, podemos receber um convite para um emprego que não sendo perfeito... é bastante razoável. Antes de chegarmos ao milhão de euros, podemos chegar ao meio milhão e reduzir a intensidade da nossa actividade rumo ao objectivo. Há quem acredite que o principal obstáculo no nosso trilho até ao objectivo serão as coisas boas que aparecerão no entretanto. Quem está consciente disto tende a gerar melhor resultados!

Princípio n.º4: Estar disposto a jogar o JOGO
O exercício de definição de objectivos é fortemente potenciado pela crença de que as nossas acções definem os nossos resultados. Quando alguém aceita jogar o jogo dos objectivos com esta crença, os resultados tendem a disparar. Depois de alguns anos a estudar este tema, ainda não sei se é mesmo verdade que se me empenhar o suficiente encontrarei sempre uma forma de chegar ao objectivo. O que tenho observado é que quem está disposto a jogar o jogo com este pressuposto tende a chegar lá ;-)

Princípio n.º5: Estar consciente das REGRAS
Uma das mais importantes regras deste jogo a que convencionamos chamar vida é a existência do factor tempo. Ele é escasso, não sabemos quando termina e aparentemente as nossas escolhas são sobretudo escolhas de alocação de tempo. Quem percebe esta noção tem uma maior tendência a fazer escolhas poderosas rumo aos objectivos AGORA.

Espero que estas importantes dicas possam ser úteis para que 2011 seja um ano
Sempre
Pleno de
Inspiração e
Dupla
Energia
Renovadora

Um ano SPIDER! Sinta-se livre para partilhar e usar este texto com pessoas que sejam importantes para si e a quem queira proporcionar um ano cheio de amor e conquistas.



Pedro Vieira - artigo previamente publicado em http://www.neuroestrategia.blogspot.com/

Altos projectos no ano que se avizinha


Para começar o novo ano com o pé direito, dedicamos este mês aos "altos projectos". E o que é isto de um "alto" projecto, ou mega projecto? É a representação de um objectivo de elevada importância que não parece assim tão fácil de atingir, por isso mesmo é expectável que seja alvo de considerável atenção, foco.

Há qualquer coisa de mágico na visualização de uma meta concretizada. Não só se torna presente, por ser já uma realidade na mente, como fornece a motivação necessária para procurar as submetas que nos levam a esse objectivo, para concretizar as tarefas que estas contêm. Está inclusive provado cientificamente que o cérebro não distingue uma acção imaginada de uma acção praticada... (consegue imaginar as potencialidades deste facto?)


Tudo pode começar com um sonho, um alto projecto, algo que o motiva. Alguma coisa sua. Desta forma, mesmo que só faça sentido para si, vai continuar a persegui-la, apesar dos obstáculos que possam surgir.

A história está repleta de sonhadores que se fizeram ao caminho rumo às suas metas. Entre os casos mais paradigmáticos encontram-se o Sr. Ford, alguém que sem estudos assinaláveis imagina veículos disponíveis para o maior número de pessoas possível, atenuando desigualdades (e já agora, aumentando a sua conta bancária!). E assim começa a produção em massa das tais "carroças sem cavalos" (por sua vez visionada por Daimler e Benz).

Alexander Graham Bell desde cedo descobriu o que o fazia sonhar: a comunicação. A sua mãe surda foi a grande motivação no estudo da ciência acústica, seguindo-se diversas invenções.
Martin Luther King, um dos sonhadores mais famosos do mundo, foi também um dos prémios Nobel da Paz mais jovens de sempre, trazendo desta forma maior notoriedade para a sua causa.

Estes projectos acabaram por de uma forma ou de outra mudar o mundo. Mas antes disso, podemos adivinhar que mudaram a vida de cada um destes indivíduos. Da mesma forma que o seu alto projecto, independentemente da importância que terá para terceiros, vai mudar a sua.

Ao escrever este artigo passou pelo meu pensamento um video bastante difundido, provavelmente já o viu. Mesmo assim, convido-o(a) a rever. Trata-se de um discurso de Steve Jobs dirigido a estudantes da conceituada Universidade de Stanford.
Neste discurso, o Sr. Jobs mostra a sua atitude enquanto ser humano que busca a sua felicidade, seguindo acima de tudo a sua curiosidade e intuição. Com o seu esforço e capacidade de "dar a volta", mostra aos jovens - e graças ao youtube, a nós todos - a crença que está na base do seu comportamento. Esta é comum à maioria dos visionários e pessoas que atingem resultados extraordinários. Ele acredita que algures no futuro as escolhas da sua vida se vão ligar, tudo vai correr bem. Para isso acontecer, "Têm de confiar em alguma coisa: no vosso instinto, destino, vida, karma, seja o que for".

É também neste video que somos desafiados a procurar o que nos apaixona, se ainda não encontramos. Ele explica que só se consegue fazer um trabalho fora de série se amarmos verdadeiramente o que fazemos. A sua atitude é simples de descrever: não nos contentarmos com menos do que isto para a nossa vida. E viver cada dia como se fosse o último, lembrando que nós não temos nada a perder, de facto.

Agora pense, sinceramente, haverá melhor altura para sonhar, colocando logo em prática tarefas que o conduzem aos seus objectivos maiores ...do que esta (em que está vivo(a)?).
B.C.

Leia também