Novos hábitos, melhores resultados

O presente é o único momento em que se podem alterar os resultados do futuro. Se quer maximizar os seus resultados na carreira, nas interacções com colegas ou na vida em geral, o primeiro passo é fazer diferente, e para fazer diferente é necessário alterar hábitos que já não nos servem.

Uma forma de, no agora, começar a progredir na sua empresa e na vida é:

1. Analisando o conjunto de hábitos que tem actualmente (o que faz de forma rotineira, no seu dia a dia e de forma padronizada, quase sem pensar; aqueles comportamentos que fazem parte da sua zona de conforto)

2. Pensando que resultados está a obter com esses hábitos (fazer um saldo da situação e perceber se os resultados obtidos são satisfatórios)

3. Questionando-se acerca dos resultados que gostaria de estar a obter ao invés disso (definir metas e objetivos para o seu futuro)

4. Reflectindo sobre que novos hábitos de apoio que deve começar agora a desenvolver para garantir esta mudança, e que sejam orientados no sentido do reforço do resultado desejado.

Somos animais de hábitos e rotinas, e isso é ótimo, pois a ausência de pensamento consciente em relação a alguns procedimentos regulares permite economia mental para o que realmente é importante. A maior parte dos nossos mecanismos diários resulta da interiorização de um conjunto de actos sincronizados e repetidos, a maior parte das vezes totalmente inconscientes. Quem ainda pensa nos passinhos que compõe o acto de conduzir? Este processo é praticamente auto sustentado sem participação activa do consciente. Quais serão as nossas rotinas do dia a dia laboral?
Quando reflectimos sobre isto, podemos concluir que alguns destes mecanismos regulares podem estar a ser impeditivos do progresso. Tomar consciência do que nos está a impedir de conquistar os nossos objectivos é um primeiro grande passo.

Imagine alguém que quer ser melhor líder e que para que isso aconteça tem que aumentar a sua assertividade com a equipa. Por hábito tende a ser demasiado benevolente nas suas interacções. Sabendo que tem que alterar esse hábito para poder produzir o novo resultado que passos poderia dar de novo nesse sentido? O que podia começar a fazer diferente agora que lhe garantisse melhores interacções e uma mais-valia nos seus resultados?

Vamos passar a título de exemplo pelo processo de mudança de hábitos em 6 passos:

1. Identificar a situação limitadora: costumava ser benevolente com a minha equipa (pressuposto de que já não o sou)

2. Que novo hábito quero adquirir: ser mais assertivo na comunicação com equipa (foco naquilo que deseja ao invés do velho hábito)

3. Reflectir sobre a intenção positiva do velho hábito de forma a transpô-la para o novo hábito: ambos os comportamentos visavam, ser aceite pelas pessoas e ser valorizado.

4. Qual o novo hábito e comportamento a adoptar: treinar linguagem assertiva e implementá-la com pares de forma a ser sincero e bem aceite pelos outros.

5. Treinar e repetir com consistência o novo comportamento: as nossas aprendizagens e novos hábitos resultam de novas experiências, quer por repetição quer por associação de intenções emocionalmente positivas. Numa fase inicial pode visualizar contextos e os novos comportamentos apenas a um nível teórico e à medida que se for sentindo mais confiante implementá-los.

6. Medir os seus resultados e progressos, quer por auto análise, quer pelos feedbacks dos pares. Fique alerta e aceite o novo resultado como um indicador de análise e redefinição dos próximos passos a dar.

Quando está perante resultados que quer melhorar, alterar hábitos é diferenciador. Que hábito vai começar a redefinir agora para maximizar os seus resultados? Bom trabalho!

Núria Mendoza, Formadora & Coach LIFE Training

Leia também