Qual é a sua desculpa para não viver a 100%?

Estamos quase no início de um ano novo e como é habitual, este vem cheio de “resoluções”, decisões e objectivos, e as esperanças tendem simbolicamente a renovar-se.

Neste primeiro post do ano, desafiamo-lo/a a escolher uma palavra chave/verbo para o seu ano. Uma palavra que servirá de farol, o ano todo!
Pode ser “Criar”, “Fazer”, “Atingir”, “Ser”.... Qual é
a sua palavra?
Uma vez que há várias desculpas (mais ou menos padrão) para se ir desligando da sua escolha, bem como dos objectivos que define nesta altura, listamos as ditas “desculpas”, bem como dicas para… as aniquilar.

Escolha a sua, aponte e BanG! :D

Desculpa #1: Não sei como fazer
Atitude: Vou criar coragem
Se decidiu fazer alguma coisa nova, coloque a sua energia nisso mesmo.

Experienciar algo diferente, sair da zona de conforto vai ajudá-lo de diversas formas, primeiro a nível neuronal, consequentemente emocional e físico. Muito provavelmente dará um impulso aos seus resultados!
Para começar a fazer, procure outras pessoas que o podem informar/ajudar no seu empreendimento. Partilhe com os seus amigos esse seu objectivo (muitas vezes numa conversa informal, acabam por se criar sinergias inesperadas). Procure dados na internet, associações de pessoas que fazem o mesmo (incluindo e especialmente lá fora). Antes de tudo, pense que vai conseguir.... mesmo sem saber "como". :)

Desculpa #2: Não tenho tempo
Atitude: Eu tenho tempo para o que preciso
Pense em soluções à sua medida para “criar” tempo. Podem passar por acordar mais cedo, por planear melhor os seus ciclos de sono – em média, um ciclo de sono tem 90 minutos (1,5 horas), o que significa que muito provavelmente 6 horas de sono chegam perfeitamente para acordar bem.


Deite-se a pensar como o dia seguinte vai correr bem, uma vez que terá tempo para tudo. Comece também o dia por dizer a si próprio que vai ter tempo para o que precisa. Trata-se de uma ordem simples que dará ao seu sistema, e que… resulta. O seu sistema mais provavelmente vai preparar-se para que a sua própria “ordem” se cumpra. Experimente!
Lembre-se que o tempo é o seu recurso mais precioso. Faça uma lista com as actividades que considera realmente dispensáveis (por não lhe trazerem nada de útil ou nenhuma emoção que precise realmente), para as substituir por outras.

Inicie apenas actividades que queira mesmo fazer, e que se adequem às suas necessidades. Não porque “alguém quer que as faça”, ou porque “parece melhor”… mas nem lhe apetece especialmente. Procure motivações reais que sustentem os novos hábitos.

Desculpa #3: Não tenho dinheiro
Atitude: Vou criar mais dinheiro, a partir das minhas paixões, com criatividade

Faça uma análise das suas contas, e perceba onde pode e está disposto/a a poupar de facto. Esta análise pode passar por guardar todas as despesas diariamente durante um mês, e registar.

Depois, pare e pergunte a si próprio o que pode fazer para ganhar mais dinheiro. Faça uma lista de 10 formas diferentes para o conseguir. Lembre-se de coisas que gosta mesmo de fazer. Actividades que as outras pessoas lhe dizem “ter mesmo jeito”. A criatividade humana já fez provar que existem milhares de formas diferentes de ganhar dinheiro. Ponha a sua criatividade a trabalhar e aponte, agora, 10 formas de ganhar dinheiro que pode implementar já!

Desculpa #4: Nada nunca funciona comigo
Atitude: vou criar sensação de abundância instantaneamente
Comece por fazer um registo, diário ou semanal, de tudo aquilo que é grato.

Quando recordamos a beleza nas nossas vidas, a sorte que temos por ter uma casa onde dormir, o que comer, pessoas importantes para nós, as experiências que tivemos que enriqueceram a nossa existência, momentos em que as coisas "funcionaram"… tudo o resto torna-se mais ou menos secundário. O nosso estado anímico agradece (bem como as pessoas ao nosso redor). É fácil sentir-se bem, quando recorda a sorte que tem “porque…” E, sabe que mais? Quando o nosso estado se encontra neste ponto, cria-se uma vontade natural de fazer aquilo que seria necessário para obter mais sucesso. As coisas parecem correr melhor (e correm mesmo). Comece hoje este registo!

Desculpa #5: não me consigo focar
Atitude: Vou focar-me no que realmente quero.
Faça com que a palavra que escolheu como "guia" do ano o conduza. Depois, conduza-se a si próprio a partir do que o/a apaixona. O que gosta mais de fazer? De que forma pode associar isso ao seu trabalho, a alguma actividade na qual quer redobrar o seu foco?

O que é que precisa deixar para trás (hábitos, pensamentos impossibilitadores, a companhia de certas pessoas que não estão alinhadas consigo, etc), para que se possa focar no que interessa?
Pense em pessoas que o/a motivam, crie um peer group de pessoas que lhe dão força, e o poderão ajudar a chegar onde pretende. Tem alguma personalidade-modelo que o/a inspira? Então, quando confrontado com algum imprevisto, aconselhe-se mentalmente com essa pessoa. O que é que ele/a faria nessa situação? Lembre-se que a nossa criatividade é absolutamente ilimitada. ;)

Desculpa #6: Eu não me sinto merecedor(a)
Atitude: Eu tenho fé em mim e no meu percurso
Em diversas situações na nossa vida nós experimentamos sensação de sucesso, de persistência, de força inabalável de vontade. Se isso não tivesse acontecido, não estaria neste momento a ler este artigo, sequer. :)
Não teria aprendido a andar, não teria aprendido a lidar com computadores, etc.Lembre-se agora dos dois momentos em que foi mais feliz na sua vida. Podem ser momentos recheados de amor, de uma sensação de realização, satisfação pessoal/profissional. Você é a mesma pessoa, é capaz disso e muito mais.
Merece isso e muito mais. Só não tem este facto presente, por falta de treino mental. Faça agora uma lista desses momentos, só para recordar! ;)

Acima de tudo, lembre-se que o que diz a si próprio é o que passa cá para fora. Passa a ser a sua "realidade"... e, na maior parte das vezes, o que os outros vêem.
Lembre-se do seu poder.

Votos de um feliz ano novo, repleto de bons, excelentes pensamentos... escolhidos por SI, e alinhados com a sua palavra chave! :)


Beatriz Costa, Inspirational Communication Manager @LIFE Training e Practitioner em PNLArtigo criado a partir deste, e devidamente aumentado: http://theboldlife.com/2011/12/eliminate-excuses-fear-2012 :)

Leia também