O que é PNL?



PNL - Programação Neuro Linguística:

A Programação Neuro Linguística (PNL) foi criada no início da década de 70, na Califórnia, pelo professor de linguística John Grinder e pelo estudante de matemática Richard Bandler.

O projecto inicial foi a modelagem de génios da comunicação e a codificação das diferenças que faziam a diferença na produção de resultados. Ou seja, escolheram pessoas "modelo", e definiram especificamente como estas pessoas se comportavam, de forma a chegar aos mesmos resultados (excepcionais).

Grinder e Bandler rapidamente perceberam que aquilo que tinham entre mãos era extremamente poderoso, pois aparentemente os modelos que descobriram eram aplicáveis de forma transversal a todas as actividades humanas.
Por essa razão, é frequente a referência à PNL como a "arte da excelência".

Pessoalmente, vejo a PNL como uma abordagem prática ao estudo do nosso sistema, fortemente focada em estratégias para produzir novos resultados ao nível do pensamento e do comportamento.
Ao estudar PNL vai aceder a um conjunto de conceitos oriundos da Psicologia, Terapia, Linguística, Hipnose, organizados e orientados para que possa atingir novos patamares de desenvolvimento pessoal.

O ponto de partida da PNL é simples e pode ser apresentado através de um conjunto de perguntas, sobre as quais gostaria que reflectisse:

1. Que resultados estou a atingir? (leia-se por resultados aquilo que fizer sentido para si... Na saúde, energia, dinheiro, relacionamentos, auto-imagem, carreira...)
2. Como faço para atingir esses resultados? (qual o conjunto de comportamento que geram os resultados)
3. Que estados emocionais despoletam esses comportamentos? (como me sinto nos contextos em que os resultados são produzidos)
4. Se não estou satisfeito com todos ou parte dos resultados que atinjo, que outros gostaria de alcançar?

A partir daqui, a PNL propõe uma série de estratégiase tecnologias desenhadas para mudar estados emocionais e comportamentos, com vista à produção de novos resultados.

O estudo da PNL é transformacional, pois o estudante trabalha sobre os seus próprios contextos e comportamentos, experienciando pessoalmente as mudanças.

Na prática, descobri que o estudo da PNL é altamente atractivo para pessoas que gostam mais de lógica e raciocínio (pois esta abordagem oferece modelos teóricos sólidos e integrados) assim como para aquelas que preferem a descoberta emocional e espiritual (pois a PNL actua directamente sobre a alteração do estado emocional dominante a cada instante).

Espero que a PNL possa ser útil na sua vida, foi este o espírito com que John Grinder (com quem tive o prazer de treinar e estudar) a criou e disponibilizou!

Pedro Vieira

A Próxima Certificação em Practitioner PNL... é em Janeiro de 2013 (Porto)! Temos condições especiais até 15 de Novembro 2012, limitadas. Veja o Folheto da certificação aqui.
Questionamos Practitioners acerca do que os levou a investir na certificação. Aqui estão as entrevistas!

Se estiver curioso para saber o que acontece numa certificação internacional ITA/LIFE Training, clique AQUI.
Saiba porquê escolher a Certificação em PNL da LIFE Training AQUI! :)

Para mais informações sobre as Certificações Internacionais em PNL com Técnicas de Coaching da Life Training, clique aqui ou envie um email para info@lifetraining.com.pt
Panfleto da Certificação

Leia também