Porque hei-de estudar PNL?

Ficámos curiosos para saber as razões que levaram os nossos practitioners a fazer a certificação. Aqui estão as respostas!




Maria Alexandra Pires
Directora de Recursos Humanos
Xerox - Lisboa
Practitioner PNL Certificada LIFE Training/ITA

- Qual a razão por ter optado por uma formação na área da Programação Neuro Linguística?

- Esta formação foi-me recomendada por um practitioner que já tinha tido o curso e sendo eu uma curiosa por temas que envolvam a mente humana, a forma de relacionamento e influência nos outros e em nós próprios, não podia deixar escapar esta oportunidade!

- O que é que mais gostou?
- A simplicidade dos conceitos e a sua aplicabilidade no dia-a-dia.

- De que forma a formação em PNL e Coaching tem contribuído no seu no dia-a-dia?
- É curioso porque se antes eu já me considerava uma pessoa positiva, agora sou muito positiva! Estou constantemente a usar os métodos da PNL mesmo inconscientemente e estou sempre a questionar como poderia fazer mais e melhor. A PNL é uma forma de estar, de acreditar que somos capazes e de influenciar verdadeira e positivamente a vida dos que nos rodeiam.

- Que tipo de ferramentas tem utilizado e que potenciam os seus resultados?
- No dia-a-dia, uso muito o "rapport", até porque já o fazia antes (sem saber que era PNL) e também a "cadeia de excelência" e o "backtracking". É o mais imediato e que mostra logo resultados. É engraçado porque até brinco com os métodos porque tenho outra colega também com a certificação PNL e um colega que tem o curso introdutório, por isso, as nossas conversas transformam-se em um verdadeiro e poderoso "brainstorming" de PNL!

- Que progressos teve resultantes destas novas aprendizagens?
- Sem dúvida que do ponto de vista pessoal, a minha vida mudou, para melhor, claro! E do ponto de vista profissional uso até os métodos mais complexos do coaching para poder apoiar colegas e pares dentro da organização, até porque está intimamente ligado à minha profissão como Directora de Recursos Humanos. Não podia ser melhor… e se pudesse?!

- Quais os conselhos que quer deixar a futuros participantes?
- Que têm de participar com "mente aberta" e prontos para descobrir como algo tão simples pode modificar as suas vidas e influenciar a vida dos outros. E como "alguém" no curso dizia: "Os melhores practitioners são os melhores Clientes".

Pedro Teixeira
Responsável de Secção Recursos Humanos
IKEA Matosinhos
Practitioner PNL Certificado LIFE Training/ITA
Master Practitioner PNL Cert. LIFE Training/ITA

- Qual a razão por ter optado por uma formação na área da Programação Neuro Linguística?
- Foi uma área que sempre me despertou interesse, o foco nos resultados e na acção são uma mais valia! Ao ver todas as pessoas que me inspiram, reparei que todas elas tinham este curso ou algo semelhante na área da PNL, então pensei: Não sei muito bem o que aquilo (PNL) é mas, que resulta, lá isso resulta! Acho que mereço experimentar!

- O que é que mais gostou?
- De todas as ferramentas utilizadas, ferramentas práticas, simples e com grande impacto quando utilizadas! A forma como a Life Training escolhe encadear todo o curso é no mínimo incrível, surpreendente e deixa-nos sempre com aquela sensação que este investimento vale mesmo a pena fazer!

- De que forma a formação em PNL e Coaching tem contribuído no seu no dia-a-dia?
- Permitiu que elevasse consideravelmente os standards da minha vida e do meu dia-a-dia! Acredito que a qualidade da nossa vida é directamente proporcional a qualidade das perguntas que fazemos a nós próprios, por isso mesmo, prefiro seu eu a colocar a mim e aos outros as melhores perguntas que me podem servir!

- Que tipo de ferramentas tem utilizado e que potenciam os seus resultados?
- Destaco a ferramenta que utilizo logo ao acordar, Cadeia de excelência. Afinal não é isso que procuramos quando decidimos elevar os nossos standards? A forma como utilizamos o nosso corpo, a nossa respiração aliada aos nosso pensamentos têm um impacto brutal em nós, nas pessoas à nossa volta, nos nossos resultados ou seja, na nossa vida, aquela que sempre sonhamos ter/ser! Uma vez que é assim, porque deixar à responsabilidade das outras pessoas essas mudanças em nós? Qual é o sentido que isso não faz?
As Posições perceptuais levaram a minha vida ao próximo nível onde me vejo melhor e entendo melhor os outros! Tudo é mais simples quando integramos que o mapa não é o território!

- Que progressos teve resultantes destas novas aprendizagens?
- Tudo, o que quero dizer especificamente com isto?! TUDO MESMO! Em todas as áreas da minha vida fiz ajustes, pequenas alterações, grandes mudanças, mantive o que já funcionava e apaixonei-me pela forma que escolhemos viver e ter impacto nos outros! Todas as pessoas me dizem: "Estás diferente!" A minha questão é sempre: "Mas são boas as alterações?" Se a resposta é sim (quase sempre é) recebo um claro feedback que o estou a fazer está a resultar, se for não, grande oportunidade para crescer!

- Quais os conselhos que quer deixar a futuros participantes?
- Dos dois cursos que fiz Practitioner e Master antes de fazer a inscrição tive sempre algumas questões e dúvidas. No último dia das formações tenho sempre a confirmação que fiz a escolha correcta, e que repetia tudo novamente! Quando é que AGORA é uma boa altura para investir em mim?! Eu diria AGORA! Aproveitem o processo, vivam a estruturam, sintam a energia dos outros, inspirem-se a vocês mesmos, afinal isto é só a vossa vida!

Pedro Monteiro
Engenheiro de sistemas
Practitioner PNL Certificado LIFE Training/ITA

Qual a razão por ter optado por uma formação na área da Programação Neuro Linguística?- No ano de 2010 andava sem objectivos, e isso estava a deixar-me estranho e desalinhado. Um dia um amigo da empresa deixou-me um cartão de uma empresa de coaching, algo que eu desconhecia e então fui a procura de informação. Na minha busca encontrei informação sobre PNL que também desconhecia e comecei a ler e foi como se fosse amor a primeira vista, senti um apelo intuitivo para me certificar e procurar saber mais e mais.

- O que é que mais gostou?- É difícil descrever o que mais gostei porque todo o curso é recheado de magia, mas o facto de sentir que o curso era uma resposta aquilo que procurava na vida, era o nível seguinte que faltava, talvez tenha sido o que mais gostei.

- De que forma a formação em PNL e Coaching tem contribuído no seu no dia-a-dia?- Quando acabei o curso e todas as emoções acalmaram comecei a olhar para a vida de uma outra maneira, e tudo no meu dia-a-dia se começou a transformar. Todos os meus colegas notaram diferença na minha maneira de estar e de ser. Tenho experienciado um dia-a-dia muito mais calmo e efectivo.

- Que tipo de ferramentas tem utilizado e que potenciam os seus resultados?- Visualização criativa, rapport, ressignificação, posições perceptuais são sem dúvida 4 ferramentas excelentes no dia-a-dia.

- Que progressos teve resultantes destas novas aprendizagens?- Redescobri novos objectivos e passei a entrar em acção, para os alcançar. O alcançar destes novos objectivos, mesmo os que pareciam mais complicados tornou-se numa viagem muito mais fácil e sem dúvida mais rápida. Estas novas capacidades alavancaram todos os meus resultados enquanto pessoal e profissional.
- Quais os conselhos que quer deixar a futuros participantes?- Como conselho vivam uma experiência destas nem que seja pelo simples facto de experimentar vivê-la, mas vivam e entreguem-se ao aprendizado, com certeza vão redescobrir novos EU's que até hoje desconhecem. É magnifico olhar para trás e perceber o que era e o que sou agora!
Ana Rita Carvalho
Groups & OEMs Key Account Manager
BP Portugal

Practitioner PNL Certificada LIFE Training/ITA

- Qual a razão por ter optado por uma formação na área da Programação Neuro Linguística?
- Para melhorar (a  quase inexistente) capacidade de comunicação e relações pessoais com amigos e familiares.
Uma amiga, fez um treino convosco, "6 dias para acontecer" e gostou muito, disse que lhe tinha dado força e muitas bases para lidar com situações e decisões dificeis que teria que enfrentar  …e a ver pelo que conseguiu fazer depois disso, eu diria que foi um sucesso! .
Também pesquisei na internet sobre o tema e comecei a ficar mais e mais entusiasmada, com os testemunhos e como tudo se encaixava, a partir de uma determinada altura achei que fazia muito sentido para mim … era quase que impossível perder esta oportunidade!


- O que é que mais gostou?
- A forma como me ensinaram a ser mais flexível e tolerante com outros (todos) e ginástia mental e os exercícios para naturalmente ser mais flexível… uma nova forma de pensar, que só me tem dado benefícios …  com a certeza que tenho ainda um longo caminho para percorrer, mas afinal a vida é uma viagem, pelo que devemos sempre apreciar os percursos e as pequenas metas que atingimos...

- De que forma a formação em PNL e Coaching tem contribuído no seu no dia-a-dia?
- A minha vida profissional melhorou muito, a comunicação,  a interacção com os outros, a forma como consigo apreciar cada momento, mesmo os que pareciam mais complicados. A forma como encaro os problemas ou as situações, que afinal não são problemas, dependendo da forma como olhamos para eles ou relativizamos a importância que lhes damos.
Pessoalmente, se é que assumimos assim tantas facetas, ainda tenho falta de confiança  em mim e no meu interesse como pessoa, tenho ainda dificuldade em me abrir e falar mais … mais sei que  se formos positivos e ajudarmos os outros a definir estruturas  o retorno e muito grande.
É bom termos o pensamento estruturado e as mecânicas do PNL interiorizadas.


- Que tipo de ferramentas tem utilizado e que potenciam os seus resultados?
- Os conceito básicos, o pre-framing e framing, rapport, tudo o pode ser utilizado de forma mais simples no dia-a-dia.

- Que progressos teve resultantes destas novas aprendizagens?
- Aprecio mais a vida e o dia-a-dia, tudo me parece melhor e faz mais sentido, tomei algumas decisões para caminhos que quero seguir. E não desisto! Tive melhores resultados na área profissional do que pessoal, mas o caminho deve ser mais longo…

- Quais os conselhos que quer deixar a futuros participantes?
- Participem, participem activamente, dediquem-se, esforcem-se, vale mesmo a pena. Vão ganhar uma segunda vida, uma segunda voz, uma segundo pensamento, que nunca mais se vai calar ou deixar de vos impressionar com pensamentos brilhantes.

António Fidalgo
Treinador de futebol e comentador desportivo
Practitioner PNL Certificado
LIFE Training/ITA


- Qual a razão por ter optado por uma formação na área da Programação Neuro Linguística?
-Aprofundar conhecimentos, após a Formação em Coaching Desportivo.

- O que é que mais gostou?
-Saber da nossa capacidade para controlarmos os nossos estados e os comportamentos.

- De que forma a formação em PNL e Coaching tem contribuído no seu no dia-a-dia?
-Modificações nos meus comportamentos e muita partilha.

- Que tipo de ferramentas tem utilizado e que potenciam os seus resultados?
- Comunicação/Rapport

- Que progressos teve resultantes destas novas aprendizagens?
-Maior tranquilidade, melhores relacionamentos

- Quais os conselhos que quer deixar a futuros participantes?
- Inspirem-se na simplicidade com que funciona a nossa mente.

Hugo Alexandre Coelho
Treinador de atletismo, Ribeira Brava, Madeira
Practitioner Certificado PNL
LIFE Training/ITA


- Qual a razão por ter optado por uma formação na área da Programação Neuro Linguística?
- Porque gosto de evoluir, ajudar os outros e explorar os enigmas da mente.

- O que é que mais gostou?
- De tudo.

- De que forma a formação em PNL e Coaching tem contribuído no seu no dia-a-dia?
- Para potenciar o meu desenvolvimento pessoal e profissional.

- Que tipo de ferramentas tem utilizado e que potenciam os seus resultados?
- Meta-Modelo, Resignificação, Ancoragem, Milton…

- Que progressos teve resultantes destas novas aprendizagens?
- Melhor gestão da minha vida profissional (Gestão e treino) e pessoal ( comunicação e emoções).


- Quais os conselhos que quer deixar a futuros participantes?
- A mudança espera por si…sem que você vá atrás dela. P(para) N(novos) L(lideres).

Leia também